Índice
Como Prestadores de Serviços podem Regularizar o MEI – Passo a passo
Prestadores de serviços podem regularizar o MEI com prazos maiores e condições com vantagens exclusivas para voltar a ter todos os benefícios do regime.
Imprevistos, falta de planejamento financeiro ou até mudança de regime tributário podem resultar em um cenário com saldo devedor impossibilitando regularizar o MEI.
Segundo o governo, 169.217 dos empresários MEI estão inscritos na dívida ativa. Serviços gerais como assessorias, lojas e comércios são os principais listados na inadimplência
Contudo, isso não é motivo para preocupações, visto que há várias possibilidades para se manter em dia com a receita.
Confira neste artigo o passo a passo para regularização dos débitos da empresa. Prossiga com a leitura até o fim.
Regularizar MEI: o que é essa modalidade de empreendimento?
Microempreendedor Individual é a sigla de um dos regimes mais utilizados no Brasil. Consiste em um modelo de trabalho voltado a empresários que atuam como autônomos.
O regime é totalmente simplificado com um faturamento anual de R$81.000,00. Entretanto, para se formalizar é necessário possuir um CNPJ para emissão de notas fiscais.
O MEI tem uma série de facilidades como o pagamento que unifica todos os impostos em uma única guia, o DAS.
Também consiste em direitos como licença maternidade, auxílio doença e ainda benefícios da Previdência Social.
Como regularizar o MEI?
Confira o passo a passo para regularizar o MEI e voltar a ter todos os benefícios que este regime tributário oferece.
1- Entre no portal do Simples Nacional;
2- Vá até o campo onde está o DAS;
3- Verifique o valor total em aberto, sobretudo, se são referentes a dívidas antigas;
4- Analise qual a forma de pagamento se encaixa ao caixa disponível de forma que não comprometa os resultados da empresa;
O governo disponibiliza para algumas situações o parcelamento em até 60 vezes;
5- Feito o parcelamento o CNPJ já volta com a situação regular, podendo operar com as atividades normalmente;
E se não houver o pagamento?
A Receita Federal, em caso de descumprimento do pagamento da dívida, inclui o CNPJ em dívida ativa, ou seja, são impostas cobranças judiciais dos impostos que ficaram em aberto.
Entretanto, mesmo com medidas mais rigorosas a empresa consegue operar com as atividades, pois o CNPJ continua ativo.
Todavia, os juros e multas continuarão a expandir, resultando em montantes crescentes e mais difíceis de serem liquidados.
Conte com apoio especializado!
Imprevistos ou desorganização do fluxo de caixa podem acontecer em determinado período, seja por falta de instrução ou mesmo por não ter um profissional cuidando dessa parte.
O contador tem o papel de verificar todas as operações de entradas e saídas da empresa, além de instruir o empresário a desfrutar dos benefícios e redução de impostos.
Regularizar o MEI pode ser feito de forma fácil e totalmente acessível, tanto pela rapidez quanto com condições exclusivas que beneficiam a empresa.
Essa medida visa ajudar os empresários a se manterem legalizados sem ter que comprometer o caixa, evitando ter maiores prejuízos e transtornos para liquidar.
Contar com um contador é uma forma de manter os pagamentos em dia e assim evitar complicações junto aos órgãos fiscalizadores.
A High Advice F Contábil oferece todas as soluções que você precisa. Desde a abertura ao acompanhamento das rotinas legais do seu MEIO, estamos aqui para te ajudar.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos facilitar a sua vida, empreendedor!
PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA PARA REGULARIZAR O SEU MEI, CLIQUE AQUI