Índice
Fluxo de Caixa para Comércio – Aprenda a montar e analisar
O fluxo de caixa orienta e planeja o empresário a tomar as decisões mais assertivas no seu negócio.
Acompanhar as finanças da empresa vai além de analisar o faturamento, por isso o fluxo de caixa é de suma importância para analisar como está a saúde financeira do empreendimento.
Através do registro de entradas, saídas ou mesmo investimentos o empresário consegue identificar como está o faturamento, fazer um provisionamento para emergências ou mesmo identificar fraudes.
No entanto, para fazer esse controle financeiro adequado ao comércio é necessário montar personalizadamente as necessidades da empresa.
Neste artigo mostraremos como montar e analisar um fluxo de caixa para o comércio. Prossiga com a leitura para entender mais.
Fluxo de caixa: o que é e como funciona
Independente do porte da empresa, é primordial que haja um controle financeiro de todas as operações e transações do empreendimento, para isso existe o fluxo de caixa.
Com essa gestão financeira, o empresário consegue acompanhar as movimentações do caixa periodicamente, tomando decisões de investimentos ou reestruturação do negócio.
Com o suporte de um contador é possível montar e adaptar um modelo de gestão financeira específica para o negócio.
Por meio dessas estratégias é utilizado recursos diminuindo os custos sem ter que afetar a qualidade do serviço ou produto vendido.
Como montar e analisar o fluxo de caixa?
A fim de fazer o negócio prosperar e alcançar o sucesso, confira um passo a passo prático para melhorar o controle de caixa do seu comércio.
1- Liste todas as despesas inserindo tantos os custos fixos quanto os variáveis.
2- Mantenha o fluxo sempre atualizado para conseguir controlar e identificar todas as despesas do período.
3- Gerencie o pagamento das contas a receber e a pagar. Como ambas não coincidem na mesma data, é necessário manter atualizado para melhor controle.
4-Faça um planejamento de longo e curto prazo, com esse comparativo é possível identificar todos os gastos do mês bem como elaborar estratégias de redução dos custos.
Além de fazer um provisionamento de caixa para emergências e investimentos.
5- Comerciantes precisam fazer a gestão de estoque. Além do controle de contagem para o inventário é necessário identificar o que está parado sem vender.
Uma das estratégias mais efetivas é ajustar a venda de acordo com produtos que têm mais demanda, ou seja, diminuir as opções para reduzir os custos.
Outro fator importante sobre esse ativo é providenciar uma reserva conforme a média de venda. Isso suprirá as necessidades de modo que não falte ou sobre no estoque.
Conte com a High Advice para uma gestão completa do seu fluxo de caixa
Para o sucesso do empreendimento é fundamental ter o controle financeiro da empresa.
Nenhuma corporação consegue se desenvolver sem ter um planejamento real dos números que entram e saem.
Uma boa gestão financeira possibilita não só o controle das despesas e receitas, mas também em investimentos que possam trazer melhorias ao comércio do empresário.
Quanto mais organizado o empreendimento for, mais recursos e serviços exclusivos pode oferecer, se destacando perante a concorrência.
Para ajudar sua empresa no controle do fluxo de caixa, a contratação de um profissional contábil é de suma importância.
Por isso, a High Advice te oferece todo o apoio em soluções de Gestão Financeira! Entre em contato conosco e garanta que seu fluxo de caixa seja bem gerenciado e efetivo!
ENHA UM FLUXO DE CAIXA EFICIENTE CLICANDO AQUI