Atualizado em maio de 2023
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Gestão financeira no comércio: 4 erros a serem evitados
Conheça os 4 erros mais comuns de gestão financeira que podem arruinar a saúde financeira do seu comércio.
Na gestão financeira, até mesmo o menor erro pode ter consequências significativas, podendo levar à falência.
Portanto, é fundamental que os diretores e gerentes financeiros tenham uma compreensão clara de todas as despesas e fontes de receita e saibam como alcançar a excelência na gestão.
Preocupados em garantir a melhor gestão das finanças em seu comércio, nesta postagem, compilamos uma lista dos quatro erros mais comuns de gestão financeira que você não pode cometer no seu comércio.
Veja agora mesmo!
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Erros na gestão financeira do seu comércio: o que você deve evitar?
1. Não ter um plano de orçamento adequado
Um dos erros mais comuns na gestão financeira é a falta de controle! Se você está se perguntando o que isso tem a ver com a criação de um orçamento, é fácil responder. Sem um plano de orçamento, é fácil gastar mais do que se pode pagar e acabar com dívidas.
Crie um plano de orçamento detalhado para o seu comércio, que inclua as despesas variáveis e fixas em um período. Essa é uma das formas mais eficazes de garantir um controle ágil e abrangente das finanças do comércio.
Certifique-se de que o plano de orçamento esteja dentro das suas capacidades financeiras e lembre-se de revisar e atualizar seu plano de orçamento regularmente, pois as condições de mercado e as necessidades de negócios podem mudar, fazendo com que sua abordagem seja adaptada.
2. Não separar as finanças pessoais das finanças comerciais
É importante separar as finanças pessoais das finanças comerciais, e o motivo é aparente. Para evitar problemas fiscais e, consequentemente, financeiros.
Tenha contas bancárias separadas para suas finanças pessoais e finanças comerciais. Essa simples ação ajudará a manter suas finanças organizadas e permitirá que você acompanhe com mais facilidade as finanças da sua empresa.
3. Má administração do estoque
Quando se tem um estoque muito grande, pode ser difícil ter pleno conhecimento de todos os produtos, o que pode comprometer a gestão financeira ao deixá-los parados e sem giro.
Por outro lado, quando o estoque é pequeno, há o risco de perder vendas e não atender adequadamente à demanda dos clientes.
O que fazer para resolver isso? Bom, é fundamental encontrar o ponto de equilíbrio para evitar ambas as situações.
Com uma gestão de estoque eficiente, é possível evitar desperdícios e garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para venda, sem comprometer a saúde financeira do negócio.
Utilize ferramentas que facilitem a gestão de estoque, como softwares de controle de inventário, que ajudam a manter o registro de entradas e saídas de produtos atualizado e a identificar rapidamente eventuais problemas.
4. Não planejar o fluxo de caixa
O que significa planejar o fluxo de caixa? Bom, partindo do início, o fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai da empresa.
Muitos proprietários de comércio não planejam adequadamente o fluxo de caixa, o que pode resultar em problemas financeiros.
O planejamento do fluxo de caixa deve considerar as despesas e receitas previstas, bem como as despesas e receitas reais para fazer projeções futuras.
A análise do fluxo de caixa pode ajudá-lo a identificar problemas potenciais antes que eles ocorram e a tomar medidas para evitar problemas financeiros.
Além disso, é importante que você mantenha um controle rigoroso sobre as contas a receber e a pagar, certificando-se de que as contas a receber sejam pagas dentro do prazo.
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